spe2021@uevora.pt

Sessões Plenárias

Anthony Davison

École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça

Anthony Davison é Professor Catedrático de Estatística na École Polytechnique Fédérale de Lausanne. O Prof. Davison fez a sua formação na Universidades de Oxford e no Imperial College London e deteve posições académicas nessas Universidades e na Universidade de Texas, em Austin, antes de assumir a sua  posição atual em 1996. A sua investigação centra-se em torno de teoria e métodos estatísticos, com particular enfase em métodos de reamostragem, métodos de verosimilhança e estatísticas de valores extremos. Anthony Davison foi Editor da Biometrika durante 2008-2017 e Editor Adjunto do Journal of the Royal Statistical Society, série B. O Prof. Davison é um Fellow da American Statistical Association e do Institute of Mathematical Statistics, foi um IMS Medallion Lecturer, recebeu a Medalha Guy de Prata da Royal Statistical Society e foi reconhecido como honoris causa em ciência estatística pela Universidade de Padova.

António Pacheco Pires

Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal

António Pacheco Pires é um Estatístico e Cientista de Dados, Professor Catedrático de Probabilidade e Estatística no Instituto Superior Técnico—Universidade de Lisboa, Presidente do CEMAT (Centro de Matemática Computacional e Estocástica) e editor de tópicos na revista Entropy. É doutorado em Investigação Operacional pela Universidade de Cornell, mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto Superior Técnico e licenciado em Probabilidade e Estatística pela Faculdade de Ciências—Universidade de Lisboa. Tem estado envolvido no ensino, investigação e consultoria, e colaborou em projetos / consórcios nacionais e internacionais. Em particular, o Prof. Pacheco desenvolveu investigação em vários tópicos em Probabilidade Aplicada e Estatística, incluindo mineração de dados educacionais, seleção de características, sistemas inteligentes de tráfego, sistemas Markovianos, sistemas de filas, redes de telecomunicações, controle estatístico de processos, modelos estocásticos de computação e ordenação estocástica.

Genevera Allen

Universidade de Rice, Houston, EUA

Genevera Allen é Professora Associada (Engenharia Elétrica e de Computação, Estatística e Ciência da Computação) na Universidade de Rice e investigadora do Instituto de Pesquisa Neurológica “Jan and Dan Duncan” no Texas Children’s Hospital e Baylor College of Medicine. Genevera é também e Diretora do Rice Center for Transforming Data to Knowledge (Rice D2K Lab). A investigação da Dr.ª Allen é focada no desenvolvimento de ferramentas estatísticas de aprendizagem automática para ajudar os cientistas a fazerem descobertas baseadas em dados reproduzíveis. O seu trabalho centra-se em torno das áreas de aprendizagem automática interpretável, otimização, integração de dados, análise multivariada moderna e modelos gráficos com aplicações em Neurociência e Bioinformática. A Dr.ª Allen recebeu várias condecorações, incluindo um Prémio Carreira da National Science Foundation, o Prémio de Excelência em Investigação e Ensino da Rice Engineering e o Prémio de Inovação Curricular. Em 2014, a Dr.ª Allen foi nomeada para a célebre lista “Forbes ’30 under 30 ‘: Science and Healthcare“. A Dr.ª Allen é doutorada em Estatística pela Universidade de Stanford (2010), sob a orientação do Prof. Robert Tibshirani, e a sua licenciatura em Estatística, pela Universidade de Rice (2006).

Maurizio Sanarico

Grupo SDG, Milão, Itália

Maurizio Sanarico tem formação em matemática pura e mais de 30 anos de experiência a trabalhar na intersecção entre estatística, matemática aplicada, investigação operacional e inteligência artificial – tanto na investigação como no contexto industrial. Trabalhou em muitas áreas de aplicação, incluindo epidemiologia e ciências da saúde, bioengenharia, genómica, e analista I&D na indústria farmacêutica (cobrindo todo o ciclo que vai da descoberta de medicamentos à fármaco-vigilância), investigação em marketing, mercados financeiros, energia, analista das indústrias de retalho e luxo. Na SDG, o Dr. Sanarico contribuiu para formar a secção da ciência de dados e é atualmente o líder desta secção. Maurizio esteve também envolvido como Cientista de Dados Chefe na empresa start-up KeyCrime, onde a SDG é um investidor. Actualmente a investigação Dr. Sanarico centra-se na aplicação da análise de dados topológicos a dados completos de sequenciação do exome (WES) e na integração do conhecimento humano em modelos de inteligência artificial e aprendizagem automática. O Dr. Sanarico tem sido orador convidado em vários eventos científicos internacionais.